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MINDFULNESS NO CONTEXTO ESCOLAR

O Programa Ser Presente - Mindfulness no Contexto Escolar desenvolvido e proposto pelo NUMI - Núcleo de Mindfulness, oferece à comunidade escolar (educadores, educandos e seus familiares) informações, técnicas e a vivência da Consciência Plena, favorecendo a incorporação dessa prática no cotidiano escolar e familiar.

O objetivo do programa é facilitar, em todos os envolvidos, o desenvolvimento da capacidade de autorregulação da atenção, do equilíbrio emocional e da motivação, com vistas à promoção da saúde, da qualidade das interações interpessoais e dos processos de aprendizagem.

O estilo de vida contemporâneo exige a gestão contínua de uma multiplicidade de informações, tarefas e papéis. Tal gestão, via de regra, ocorre em um contexto de aceleração, insegurança, pressão e competitividade. O estado mental que emerge nos sujeitos submetidos a essa conjuntura de fatores mostra-se associado à mecanicidade (“piloto automático”), reatividade, irritabilidade, estresse, ansiedade, atenção dispersa, fadiga, humor deprimido e/ou diminuição da qualidade de vida.

No contexto escolar/educacional, tal característica da contemporaneidade marca significativa presença. Pesquisas apontam altos índices de estresse, burnout e adoecimento entre educadores, bem como manifestações de ansiedade, dificuldades de concentração, irritabilidade e agressividade entre educandos, o que pode gerar impactos negativos nos níveis de aprendizado, autoestima, coesão grupal e sucesso acadêmico.

Alguns autores sugerem que o bem-estar pode ser cultivado, desenvolvendo-se a autorregulação e o equilíbrio emocional em quatro dimensões que são definidas pelas neurociências como funções executivas: a atenção, a cognição, a emoção e a motivação (Wallace & Shapiro, 2006). Para atingir esse equilíbrio, um auxílio importante pode vir da prática de Mindfulness (consciência plena), uma técnica laica de meditação, o que já foi comprovado experimentalmente (Kemeny et al., 2012). Nas últimas décadas, têm-se acumulado evidências científicas de que programas de intervenção baseados em mindfulness, como o “Mindfulness-Based Stress Reduction” (MBSR), proposto por Jon Kabat-Zinn (Kabat-Zinn, 2013), trazem muitos benefícios não só para pessoas com sofrimento mental, mas também para populações de indivíduos sujeitos ao estresse e às situações impactantes do cotidiano que caracterizam a sociedade moderna (Shapiro & Jazaieri, 2015).

No ambiente escolar, as pesquisas sugerem que intervenções baseadas em mindfulness promovem habilidades sociais e emocionais em crianças e adolescentes, na medida em que influenciam dimensões de resiliência, como o bem-estar, emoções ou afetos positivos, relacionamentos positivos, autoconceito e autoestima, além de melhorar as respostas de enfrentamento ao estresse e reduzir sintomas clínicos de depressão e ansiedade (Majolo, 2014; Cosenza, 2016).

Em todo o mundo cresce o interesse e a demanda por programas de mindfulness que habilitem os educadores e familiares dos educandos, tanto à prática da Atenção Plena por si mesmos, quanto à sua introdução nos ambientes escolar e familiar.

 

Alguns benefícios das práticas de mindfulness

Levando em consideração o que as pesquisas científicas têm apontado, podemos dizer que os benefícios colhidos no contexto educacional são:

  • Desenvolvimento de concentração e foco;
  • Cultivo da calma e do bem-estar;
  • Diminuição da ansiedade e do estresse;
  • Desenvolvimento de equilíbrio/autorregulação emocional;
  • Melhoria no controle de impulsos;
  • Desenvolvimento de qualidades inerentes importantes como: gratidão, equanimidade, compaixão e generosidade;
  • Cultivo do cuidado com outras pessoas e com o ambiente.

 

Equipe 

Cristina Gandra – Psicóloga e Mestre em Psicologia Social pela UFMG. É coordenadora do Núcleo Infantojuvenil do NUMI. Instrutora de mindfulness para crianças e adolescentes pela Mindful Schools/USA e instrutora de mindfulness aplicada à promoção da saúde pelo Mente Aberta/UNIFESP. Já atuou como instrutora de mindfulness em turmas particulares e escolas públicas e privadas. É uma das coordenadoras do Projeto Ser Presente - Mindfulness no Contexto Escolar e estudiosa dos eixos temáticos Parentalidade Consciente (Mindful Parenting) e Alimentação Consciente (Mindful Eating).

Rosana Lucas - Mestre em Letras/Linguística pela UFMG e Instrutora de mindfulness para Crianças e Adolescentes pela Mindful Schools/USA. Tem experiência como professora do ensino fundamental (Escola Balão Vermelho e Colégio Mangabeiras), professora particular, professora de cursos de formação continuada de professores (Escola Balão Vermelho, Colégio Santa Doroteia e Escola Recreio), professora assistente da Faculdade de Letras, UFMG, em nível de graduação e pós-graduação lato-sensu, dentre outras experiências no contexto educacional. Há 13 anos vem estudando e praticando meditação, tendo participado de pelo menos 12 retiros de 10 dias sob a orientação de monges budistas e professores laicos.

Paulo Faleiro - Psicoterapeuta clínico, e Mestre em Psicologia Social pela UFMG. Submeteu-se ao treinamento como instrutor de mindfulness na primeira turma de formação profissionalizante realizada no Brasil com o Prof. Dr. Marcelo Demarzo (UNIFESP/Mente Aberta), através do CESDE, tendo obtido certificação em 2014. Nesse mesmo ano, fundou e desde então coordena o NUMI – Núcleo de Mindfulness, onde conduziu até o momento várias turmas do Curso de Introdução em Mindfulness, além de aulas no Curso de Aprofundamento em Mindfulness, Econtros Abertos para a Prática de Mindfulness em parques e praças públicas de Belo Horizonte, palestras, mini-cursos e workshops sobre a temática.

Ramon Cosenza - Médico, Doutor em Ciências e autor de vários livros no campo das neurociências. É professor aposentado da UFMG e atualmente coordena o Curso de Neuropsicologia da Faculdade de Ciências Médicas de MG. Tem formação como instrutor em meditação no Santa Barbara Institute for Consciousness Studies - EUA (Cultivating Emotional Balance – CEB) e na University of California at San Diego – UCSD (Mindfulnes Based Stress Reduction – MBSR).

 

Informações e Contato

Se desejar conversar conosco sobre como levar o Programa Ser Presente para sua escola ou ambiente educacional, entre em contato:

Email: cristina@nucleonumi.com.br

Celular: (31) 98866-1577

Outras informações sobre mindfulness (Consciência Plena) e sobre o NUMI podem ser acessadas no nosso site (www.nucleonumi.com.br) ou na página de Facebook (www.facebook.com/nucleonumi).

 

Referências Citadas

Cosenza, R.M. (2016). Por Que Não Somos Racionais: Como o cérebro faz escolhas e toma decisões. Porto Alegre: Artmed Ed.

Kabat-Zinn, J. (2013). Full catastrophe living, revised edition: how to cope with stress, pain and illness using mindfulness meditation. Hachette UK.

Kemeny, M. E., Foltz, C., Cavanagh, J. F., Cullen, M., Giese-Davis, J., Jennings, P., ... & Ekman, P. (2012). Contemplative/emotion training reduces negative emotional behavior and promotes prosocial responses. Emotion, 12(2), 338.

Majolo, F. (2014). Intervenções baseadas em mindfulness em contexto escolar: um estudo bibliográfico. TCC apresentado ao Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul como requisito parcial à obtenção de grau de psicólogo.

Shapiro, S. L., & Jazaieri, H. (2015). Mindfulness-based stress Reduction for Healthy stressed adults. In: Brown, Kirk Warren, J. David Creswell, and Richard M. Ryan, eds. Handbook of Mindfulness: Theory, Research, and Practice. Guilford Publications, 2015. Pp. 269.

Wallace, B., & Shapiro, S. (2006). Mental balance and well-being: building bridges between Buddhism and Western psychology. American Psychologist, 61(7), 690–701.