Cursos e Eventos

racismo3

racismo, em suas múltiplas expressões (seja enquanto construção ideológica, seja enquanto práticas sociais), é conduta violenta, reificante, produtora de sofrimento, que historicamente se coloca à serviço do estabelecimento e da manutenção de relações assimétricas de poder.

Interessados em promover clareza e o diálogo sobre o racismo, suas raízes, suas expressões, seus efeitos, bem como apresentar, discutir e vivenciar estratégias de resistência (cuidado pessoal, cuidado interpessoal, cuidado coletivo e posicionamento político) baseadas em mindfulness, o NUMI, numa honrosa parceria com a Casa do Beco, convida dois importantes atores que se dedicam a essas reflexões e ações para conduzir o Seminário Sobre Mindfulness e Racismo.
CRISTIANO
Cristiano Rodrigues é professor do Departamento de  Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde integra o NEPEM - Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher e o MARGEM - Grupo de Pesquisa em  Democracia e Justiça. Possui doutorado em Sociologia pelo IESP-UERJ, com período sanduíche na San Francisco State University. Seus trabalhos podem ser encontrado em vários livros editados, além de periódicos brasileiros e internacionais. Seus interesses de pesquisa estão nos campos da teoria democrática, perspectivas comparativas sobre a Afro-Latina Latina, teoria dos movimentos sociais, estudos de gênero em sua interface com raça e racismo.
 
CAINA
Cainã Nascimento é psicólogo graduado pela PUC-RS, formado em Cultivo de Compaixão baseado em Mindfulness pelo Instituto Cultivo em conjunto com a organização Mundo Mindfulness. É colaborador do grupo de pesquisa em Relações Interpessoais e Violências(RIVI) do PPG em Psicologia da PUC-RS, e palestrante dentro das áreas da Compaixão e relações raciais. Membro do coletivo MilTons - Discussão de Masculinidades Negras e Facilitador do grupo de Meditação e Autocuidado para a População Negra.

QUANDO E ONDE?
Dia: 29/09/18
Horário: de 8h30 às 16h30
Local: Casa do Beco - Av. Arthur Bernardes, 
3876 - Santa Lúcia - BH/MG - MAPA

PÚBLICO:

Todas e todos que desejem refletir sobre a temática, aprender, ensinar e se engajar em práticas mitigadoras do racismo e de seus efeitos em cada um de nós, em nossa cultura e na sociedade.

INSCRIÇÕES:

As inscrições podem ser feitas aqui pelo site do NUMI ou presencialmente, na Casa do Beco, no dia do evento (sujeito ao limite de vagas).

CONTRIBUIÇÃO ESPONTÂNEA:

Esse evento não tem fins lucrativos. Palestrantes, equipes das instituições promotoras e demais pessoas envolvidas na execução desse encontro estão contribuindo voluntariamente.

Ainda assim, há custos relativos ao transporte dos palestrantes e à alimentação de todos os participantes (serviremos lanches e almoço) que precisam ser cobertos.

Desse modo, convidamos os inscritos a, de forma espontânea e dentro de suas possibilidades, contribuir através da escala variável (de R$0,00 a R$50,00) na plataforma Sympla (boleto ou cartões) ou no dia do evento (dinheiro ou cheque).

Para já garantir sua vaga, gentileza clicar no "+" em frente ao tipo de contribuição escolhida e proceder sua inscrição.