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Cursos e Eventos

Curso de Formação Profissional de Instrutores de Mindfulness

Apresentação

 

O estilo de vida ocidental contemporâneo exige o processamento contínuo de uma multiplicidade de informações, tarefas e papéis. Tal gestão, via de regra, ocorre em um contexto de aceleração, insegurança, pressão e competitividade. O estado mental que emerge nos sujeitos submetidos a essa conjuntura de fatores mostra-se associado à mecanicidade (“piloto automático”), impulsividade, ansiedade e estresse, fadiga e humor deprimido, com consequente comprometimento da qualidade de vida.

Mindfulness (“atenção plena” ou “consciência plena”) tem sido conceituado comumente  como “o estado mental ou de consciência que emerge ao se prestar atenção intencionalmente à experiência presente, momento a momento, em uma atitude de abertura, aceitação e não julgamento”. Tal formulação conceitual foi proposta por Jon Kabat-Zinn, professor da Escola de Medicina da Universidade de Massachussetts/EUA que, no final da década de 1970, desenvolveu e apresentou ao mundo ocidental o programa MBSR (Mindfulness Based Stress Reduction). Trata-se de um programa de treinamento da atenção e de cultivo de estados e atitudes mentais saudáveis e positivos que foi por ele aplicado originalmente em um ambulatório de pacientes acometidos por estresse, dor e outras enfermidades de caráter crônico, com resultados encorajadores.

Esse programa (MBSR) é uma versão laica e adaptada ao contexto ocidental contemporâneo de práticas contemplativas e meditativas orientais, oriundas principalmente da tradição Theravada do buddhismo, sendo “Sati” o termo original na língua pali que designa tal atitude mental. A incorporação de mindfulness no dia a dia contempla práticas meditativas formais, realizadas regularmente (idealmente com frequência diária), e práticas informais, caracterizadas pelo treinamento de se trazer periodicamente a atenção, de forma gentil, aberta, equânime e intencional, às diversas atividades e situações do cotidiano. Altos níveis de mindfulness estão associados com baixos índices de depressão, ansiedade e estresse e podem favorecer um amplo espectro de desfechos positivos relacionados ao bem-estar incluindo redução de percepção de estresse, utilização de estratégias adaptativas de enfrentamento em situações desafiadoras e a habilidade de perceber uma situação com mais clareza e responder de forma mais eficaz, com consequente melhora na percepção de autoeficácia.

Nas últimas décadas, têm-se acumulado evidências experimentais  de que programas de intervenção baseados em mindfulness, trazem benefícios não só para pessoas com sofrimento mental, mas também para populações de indivíduos sujeitos ao estresse e às situações impactantes do cotidiano que caracterizam a sociedade moderna.  Os benefícios da prática de mindfulness não se restringem ao funcionamento mental, mas também são observados em enfermidades como a dor crônica e a fibromialgia, os processos inflamatórios e a hipertensão arterial. 

O sucesso do programa MBSR veio incentivar o aparecimento de programas similares, como o MBCT (Mindfulness Based Cognitive Therapy), planejado para prevenir recorrências em pacientes com depressão; o MBRP (Mindfulness Based Relapse Prevention), com intenções semelhantes; etc. Essas Intervenções Baseadas em Mindfulness (IBMs) são recomendadas para a prevenção e gerenciamento de estresse e de depressão pelo NICE (National Institute for Health and Care Excellence) do Reino Unido. Em uma abordagem similar, alguns autores sugerem que o bem-estar pode ser cultivado, desenvolvendo-se o que são definidas pelas neurociências como funções executivas: a atenção, a cognição, a emoção e a motivação. Esse equilíbrio, pode ser cultivado também pela prática de mindfulness, o que já foi comprovado experimentalmente. Existem evidências de que a atenção plena, ou mindfulness atua de forma muito efetiva para modificar a estrutura e a função de estruturas e circuitos cerebrais, levando a um aumento da capacidade de autorregulação e de equilíbrio emocional.

Confrontando as crescentes evidências científicas disponíveis acerca dos benefícios alcançados através das IBMs, bem como o igualmente expressivo e crescente interesse e demanda por essas abordagens, tanto do público em geral quanto de profissionais da área da saúde, da educação e do setor organizacional, observa-se ainda no Brasil a escassez de instrutores de mindfulness devidamente qualificados. Neste contexto, esperamos com a oferta deste curso contribuir para a formação e disponibilização à comunidade de instrutores bem qualificados, aptos a atender a demanda por essas práticas que se observa em todo o país.

 

Nosso Curso de Formação é estruturado tendo como linha de referência o programa MVC – Mindfulness para o Viver Consciente, protocolo introdutório de oito semanas em mindfulness elaborado pela nossa equipe.

Este programa observa os requisitos internacionais dos elementos que estruturam as IBMs (Intervenções Baseadas em Mindfulness). Além dos componentes essenciais estabelecidos nos principais programas clássicos de mindfulness ocidental (MBSR, MBCT, MBRP, etc.), como o treinamento da autorregulação atencional apoiada em práticas formais e informais, o MVC aborda outros elementos encontrados nas bases de mindfulness, oriundas das tradições contemplativas, como mindfulness em relação a estados mentaismindfulness em relação à ação no mundo (ética) e mindfulness e atitudes de boa vontade (práticas generativas).

Objetivos

GERAL

Formar instrutoras e instrutores de mindfulness, com base tanto conceitual quanto prática, qualificadas/os a ministrar um protocolo padrão de oito semanas, o MVC – Mindfulness para o Viver Consciente

 

ESPECÍFICOS

  • Oferecer conhecimento histórico e conceitual a respeito das IBMs, suas bases e origens.
  • Oferecer conhecimentos referentes a mecanismos neuropsicológicos relacionados às práticas meditativas.
  • Oferecer conhecimentos a respeito dos benefícios baseados em evidências relativos à prática da meditação, bem como dos seus possíveis efeitos adversos.
  • Oferecer treinamento prático-vivencial das práticas meditativas presentes no programa apresentado.
  • Oferecer treinamento pedagógico visando a aquisição de habilidades e competências didáticas essenciais à condução de IBMs.
  • Oferecer conhecimentos a respeito dos campos de aplicação das IBMs.
  • Promover um espaço pedagógico de trocas entre os alunos que favoreça o aprendizado teórico, técnico, prático e docente.

Público Alvo

O curso se destina a profissionais com graduação concluída (preferencialmente nas áreas da saúde, assistência, educação, direito e administração) ou estudantes que estejam no último ano de cursos do campo da saúde (psicologia, medicina, enfermagem, fisioterapia, terapia ocupacional etc.) ou da educação e que tenham interesse em se tornar instrutoras/es de mindfulness visando as suas diversas áreas de aplicação (saúde, educação, organizações e outras).

 

Pré-requisitos para participar da seleção:

  1. Diploma de graduação (3º grau completo) ou comprovante de matrícula nos últimos dois períodos dos cursos acima indicados.
  2. Ter se submetido ou, no ato de matrícula, estar matriculado no programa MVC – Mindfulness para o Viver Consciente *, do NUMI (programa sobre o qual receberá treinamento como facilitador).

* O MVC, antes de ser assim denominado, era referido apenas como Curso Introdutório em Mindfulness do NUMI. Quem já participou do introdutório conosco, em qualquer momento, já cumpriu esse pré-requisito.

* A exigência de se cursar o MVC deve-se ao fato de ser este o protocolo que as/os alunas/os do Curso de Formação serão treinadas/os a conduzir como parte integrante do processo de certificação como instrutores de mindfulness.

 

Pré-requisitos para obter certificação:

  1. Frequência em pelo menos 75% em cada uma das atividades síncronas (aulas, webinars, dinâmicas de treinamento, grupos didáticos e supervisões) distribuídas ao longo dos 10 módulos do curso.
  2. Aproveitamento de pelo menos 70% da pontuação distribuída ao longo dos 10 módulos do curso.
  3. Organização e condução do programa MVC – Mindfulness para o Viver Consciente, junto a um grupo de, no mínimo 4 e, no máximo, 12 pessoas, de acordo com as orientações apresentadas ao longo do curso de formação.
  4. Ter se submetido ou, até a conclusão do curso de formação, se submeter à participação em um retiro de mindfulness (ou retiro de meditação aceito pela equipe do NUMI) de, no mínimo, quatro dias de duração.

* Para as atividades realizadas à distância, é necessário dispor de equipamento (computador, tablet ou smartphone) conectado à internet e equipado com câmera de vídeo, microfone e caixas de som (ou headset).

Caracterização e Estrutura do Curso

  • Curso Semi-Presencial
    • Carga horária total: 180 horas
    • 10 módulos mensais
    • Dedicação por módulo: 18 horas
    • Início em Agosto/2024 e término em Junho/2025
    • Atividades síncronas (ao vivo) e assíncronas
    • Atividade presencial apenas no Módulo 1 (Agosto/2024) e no Módulo 10 (Junho/2025)
  • Cronograma da turma 2023

          PRIMEIRA FASE

    • MÓDULO 1
      • presencial, em Belo Horizonte / MG
      • 8, 9 e 10 de Agosto / 2024
      • das 9 às 12h e de 14 às 17h em cada dia
      • Introdução e bases conceituais
    • MÓDULO 2
      • Estudo e treinamento (conceitual e prático) das sessões 1 e 2 do MVC
      • à distância, misto (atividades síncronas e assíncronas)
      • Setembro/2024
      • Encontros síncronos ocorrendo quinzenalmente às segundas-feiras, das 19h30 às 21h30.
    • MÓDULO 3
      • Estudo e treinamento (conceitual e prático) das sessões 3 e 4 do MVC
      • à distância, misto (atividades síncronas e assíncronas)
      • Outubro/2024
      • Encontros síncronos ocorrendo quinzenalmente às segundas-feiras, das 19h30 às 21h30.
    • MÓDULO 4
      • Estudo e treinamento (conceitual e prático) das sessões 5 e 6 do MVC
      • à distância, misto (atividades síncronas e assíncronas)
      • Novembro/2024
      • Encontros síncronos ocorrendo quinzenalmente às segundas-feiras, das 19h30 às 21h30.
    • MÓDULO 5
      • Estudo e treinamento (conceitual e prático) das sessões 7 e 8 do MVC
      • à distância, misto (atividades síncronas e assíncronas)
      • Dezembro/2024
      • Encontros síncronos ocorrendo quinzenalmente às segundas-feiras, das 19h30 às 21h30.

          SEGUNDA FASE

  • MÓDULO 6
      • à distância, síncrono
      • 06, 07e 08 de Fevereiro/2025
      • das 9 às 12h e de 14 às 17h em cada dia
      • Treinamento do programa MVC
    • MÓDULO 7
      • Aplicação supervisionada do programa MVC
      • à distância, misto (atividades síncronas e assíncronas)
      • Março/2025
      • Encontros síncronos de supervisão ocorrendo quinzenalmente às segundas-feiras, das 19h30 às 21h30.
    • MÓDULO 8
      • Aplicação supervisionada do programa MVC
        à distância, misto (atividades síncronas e assíncronas)
      • Abril/2025
      • Encontros síncronos de supervisão ocorrendo quinzenalmente às segundas-feiras, das 19h30 às 21h30.
    • MÓDULO 9
      • Aplicação supervisionada do programa MVC
      • à distância, misto (atividades síncronas e assíncronas)
      • Maio/2025
      • Encontros síncronos de supervisão ocorrendo quinzenalmente às segundas-feiras, das 19h30 às 21h30.
    • MÓDULO 10
      • Presencial, em Belo Horizonte / MG
      • 6 e 7 de Junho/2025
      • das 9 às 12h e de 14 às 17h em cada dia
      • Apresentação das aplicações supervisionadas; outras aplicações específicas de mindfulness; formação continuada e retiro de práticas conduzido pelas/os alunas/os da formação.38

Equipe Docente

CRISTINA GANDRA é Psicóloga clínica e Mestre em Psicologia Social pela UFMG. Instrutora certificada de Mindfulness aplicada à promoção da saúde, pelo Mente Aberta/UNIFESP. É criadora e instrutora do Programa Despertando Juntas: mindfulness, compaixão e autocompaixão para mulheres do NUMI.  Facilitadora certificada no Programa para o Desenvolvimento da Compaixão Baseado em Mindfulness, pelo Instituto Cultivo/ México. Professora de Consciência Plena com foco na Alimentação, tendo recebido treinamento no Programa de Mindful Eating Conscious Living / ME-CL1, desenvolvido e ministrado por Jan Chozen Bays e Char Wilkins. Instrutora de mindfulness para crianças, adolescentes e contexto escolar, pela Mindful Schools/USA. Praticante de meditação desde 2005, já participou de vários retiros de estudos e práticas meditativas laicas e das escolas budistas tibetana e theravada.

PAULO FALEIRO é psicólogo clínico, mestre e doutorando em psicologia social pela UFMG. Submeteu-se ao treinamento como instrutor de mindfulness na primeira turma de formação profissionalizante realizada no Brasil com o Prof. Dr. Marcelo Demarzo (UNIFESP/Mente Aberta), através do CESDE, tendo obtido certificação em 2014. Nesse mesmo ano, fundou o NUMI – Núcleo de Mindfulness, onde atua como membro da coordenação geral, participa da elaboração dos programas e ministra aulas no Curso de Formação de Instrutores de Mindfulness, Programa MVC – Mindfulness Para o Viver Consciente, Encontros para a Manutenção e Aprofundamento da Prática de Mindfulness, Programas de Implementação de Mindfulness no Contexto de Educação, além de palestras, oficinas, seminários, workshops, retiros e encontros abertos.

Kelma Medrado – Formou-se em psicologia pela UFMG em 2003 e, em 2009, tornou-se especialista em Gestalt terapia pelo Instituto Carioca de Gestalt terapia. Submeteu-se ao treinamento como instrutora de mindfulness na primeira turma de formação profissionalizante realizada no Brasil com o Prof. Dr. Marcelo Demarzo (UNIFESP/Mente Aberta), através do CESDE, tendo obtido certificação em 2014. Possui formação no Programa de Cultivo da Compaixão baseado em Mindfulness, pelo Instituto Cultivo do México, com o professor Valentin Méndez (2018). Participou do Workshop internacional de Inquiry, ministrado pela professora Sarah Bowen. Participou de retiros de estudos e práticas meditativas laicas e budista theravada. Atua como psicóloga no Serviço de Proteção Social à Pessoa com Deficiência na Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. 

Ricardo Sasaki Instrutor de mindfulnessRicardo Sasaki – Psicólogo (USP) e diretor-presidente e professor do Centro de Estudos Buddhistas Nalanda no Brasil. Ele treinou pelos últimos trinta e seis anos sob muitos professores de várias tradições buddhistas. Além de seu trabalho como psicólogo clínico e direção do centro buddhista, é também tradutor e escritor. Foi parte da equipe fundadora do Colegiado Buddhista do Brasil, que congregou os professores buddhistas ativos no país. É um professor autorizado dentro da linhagem theravada e mahayana do buddhismo, com certificação em mindfulness e tem ensinado filosofia e meditação no Brasil e na Europa, bem como participado em numerosos congressos internacionais, nas últimas décadas.

ramon m cosenzaRamon M. Cosenza – Médico, Doutor em Ciências e autor de vários livros no campo das neurociências. É professor aposentado da UFMG. Tem formação como instrutor em meditação no Santa Barbara Institute for Consciousness Studies – EUA (Cultivating Emotional Balance – CEB) e na University of California at San Diego – UCSD (Mindfulnes Based Stress Reduction – MBSR).

Depoimentos de Alunos Formados

Investimento

Em análise.

Inscrição no Processo Seletivo para a Próxima Turma

A próxima turma do Curso de Formação de Instrutores de Mindfulness do NUMI terá início em agosto de 2024.

Ainda não abrimos o processo seletivo dos candidatos à participação nessa turma.

Para indicar o seu interesse em participar dessa próxima turma e receber informações quando abrirmos a seleção, cadastre-se preenchendo o formulário abaixo: 

 

Confira imagens do Módulo 1 da Primeira Turma que ocorreu em agosto/2019.

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