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Cursos e Eventos

Mindfulness no Contexto Educativo

O estilo de vida contemporâneo exige a gestão contínua de uma multiplicidade de informações, tarefas e papéis. Tal gestão, via de regra, ocorre em um contexto de aceleração, insegurança, pressão e competitividade. O estado mental que emerge nos sujeitos submetidos a essa conjuntura de fatores mostra-se associado à mecanicidade (“piloto automático”), reatividade, irritabilidade, estresse, ansiedade, atenção dispersa, fadiga, humor deprimido e/ou diminuição da qualidade de vida.

No contexto educativo tal característica da contemporaneidade marca significativa presença. Pesquisas apontam altos índices de estresse, burnout e adoecimento entre educadores, bem como manifestações de ansiedade, dificuldades de concentração, irritabilidade e agressividade entre educandos, o que pode gerar impactos negativos nos níveis de aprendizado, autoestima, coesão grupal e sucesso acadêmico.

Em todo o mundo cresce o interesse e a demanda por programas de mindfulness que habilitem os educadores tanto à prática por si mesmos, quanto à sua introdução no ambiente escolar e familiar.

O PROGRAMA SER PRESENTE – Capacitação de Educadores como Facilitadores de Mindfulness, desenvolvido e proposto pelo NUMI e parceiros, oferece treinamento e suporte a educadores adultos (a partir de 18 anos) que já atuam profissionalmente no contexto institucional (faculdades, escolas, creches, abrigos, ONGs etc.), bem como àqueles que exercem o papel educativo no contexto familiar (pais, avós, tios, padrinhos e amigos). 

objetivo do programa é, assim, oferecer capacitação prática e conceitual voltada à incorporação de mindfulness por parte de educadores, bem como para a sua introdução em atividades por eles já exercidas  nesses dois contextos: o institucional (educação consciente) e o familiar (parentalidade consciente).

Caracterização e Escopo do Curso

Partimos do pressuposto de que os interessados nessa capacitação já possuam experiência e dominem competências e habilidades relacionadas à atividade educativa em seus respectivos contextos de atuação. Fica explícito, assim, que este curso não pretende formar educadores. Seu objetivo é capacitá-los a introduzir e incorporar em sua vivência pessoal e em suas atividades educativas já desenvolvidas, conhecimentos e práticas baseadas em mindfulness.

Este curso de Capacitação de Educadores como Facilitadores de Mindfulness se diferencia, em muitos aspectos, de um curso de Formação Profissional de Instrutores de Mindfulness. É muito importante que aqueles que desejem se submeter a essa capacitação compreendam com clareza essas diferenças e assumam formalmente um compromisso de, após sua conclusão, atuar dentro dos limites estabelecidos no escopo deste curso.

Uma importante diferenciação é a abrangência da atuação de cada um desses atores (facilitadores e instrutores) após a certificação. Conforme acima indicado, esta capacitação visa habilitar educadores a introduzir e incorporar conceitos e práticas de mindfulness dentro dos limites das atividades que já exercem e junto ao público com o qual já estão familiarizados a atuar. Já uma Formação Profissional de Instrutores de Mindfulness treina competências e habilidades que conferem a um profissional certificado a capacidade de acolher pessoas oriundas de diferentes contextos, dentre eles, por exemplo, o contexto da saúde, e oferecer-lhes um protocolo padrão de intervenções baseadas em mindfulness (IBMs). Esse tipo de treinamento (formação profissional) obedece a critérios internacionais de boas práticas, que são mais exigentes e rigorosos do que aqueles definidos para uma capacitação de facilitadores. Algumas dessas exigências, a título de exemplificação, são a carga horária e os conteúdos exigidos, a necessidade de condução de intervenções supervisionadas e o envolvimento periódico em contextos de prática intensiva em um ambiente residencial (retiros). Esta capacitação, portanto, não habilita o/a facilitador/a certificado/a a oferecer intervenções baseadas em Mindfulness fora do contexto educativo em que já atua.

Esta capacitação não credencia o/a educador/a a cobrar honorários pela atuação como facilitador de atividades de mindfulness.

Essa é outra característica estruturante desse curso. Como o programa não forma instrutores, ele não habilita o/a facilitador/a a atuar exclusivamente com a oferta de atividades baseadas em Mindfulness fora do contexto educativo em que já atua e nem a cobrar especificamente por essas atividades de facilitação. Entretanto, caso a educadora ou educador possua vínculo empregatício com alguma instituição, após receber sua certificação, ela/e poderá introduzir atividades baseadas em Mindfulness em sua atuação educativa e, naturalmente, seguir recebendo seus honorários pelos serviços prestados.

No caso de mães/pais, tias/tios, avós/avôs, primas/primos etc., o programa os habilitará a facilitar atividades baseadas em Mindfulness junto a seus filhos, netos, sobrinhos etc., com os quais já exercem atividades educativas. Após a capacitação, entretanto, o/a facilitador/a não estará habilitado/a a oferecer essas atividades a grupos de filhos de amigos, vizinhos e coleguinhas da escola dos seus filhos, ainda que voluntariamente. Encorajamos aqueles/as que tomarem gosto por facilitar atividades baseadas em Mindfulness para o público com o qual já atua e desejarem expandir a oferta desse tipo de serviço para outras pessoas e/ou contextos, que se inscrevam em um curso de Formação Profissional de Instrutores de Mindfulness.

Para se ter acesso aos conteúdos da capacitação, é exigido da/o participante a assinatura de um Termo de Responsabilidade e Compromisso onde ela/e se compromete a atuar dentro dos limites acima explicitados.

Estrutura, Carga Horária e Duração

A capacitação é 100% online (à distância) e assíncrona, podendo os materiais serem acessados nos momentos oportunos definidos por cada educador/a e disponibilizados através da Plataforma de Ensino à Distância (EaD) do NUMI.

É estruturada em três fases e tem carga horária total de 68 horas, distribuídas em 4 meses (18 semanas).

Ao longo do percurso, são realizados webinars síncronos (ao vivo) com a equipe de professores do programa, cuja participação é opcional.

TURMA 2º SEMESTRE DE 2023

Início:
07/08/2023
Se você não conseguir iniciar sua participação no dia 07/08, está tudo bem. Inscreva-se e inicie o contato com os materiais no momento mais oportuno para você. Sendo o curso assíncrono, você pode se organizar para acessar os conteúdos da forma como isso melhor se encaixar em sua rotina.

acesso aos materiais do curso ficará disponível na Plataforma EaD do NUMI para você pelo período de 12 meses a contar da data de sua inscrição.

FASE 1 – Introdução e incorporação dos quatro pilares que estruturam o programa
     * Mindfulness
     * Mindfulness no Contexto Educativo
     * Consciência Alimentar Baseada em Mindfulness (Mindful Eating)
     * Comunicação Não Violenta – CNV
Duração: 10 semanas 
Carga horária: 40 horas

FASE 2 – Apresentação e discussão de alternativas e estratégias para a facilitação dos conteúdos assimilados junto a educandos
Duração: 5 semanas
Carga horária: 20 horas

FASE 3 – Troca de experiências em relação às iniciativas de facilitação de mindfulness junto a educandos através de fórum de discussão entre educadoras/es, mães, pais ou familiares responsáveis e a equipe do programa
Duração: 3 semanas
Carga horária: 8 horas
* Este fórum permanecerá disponível após a conclusão da capacitação

RECURSOS DIDÁTICOS

  • Vídeo-aulas
  • Textos
  • Áudios de condução de práticas
  • Fóruns de discussão
  • Bibliografia sugerida

BENEFÍCIOS BASEADOS EM EVIDÊNCIAS

Levando em consideração o que as pesquisas científicas têm apontado, podemos dizer que os principais benefícios das Intervenções Baseadas em Mindfulness verificados no contexto educativo são:

  • Desenvolvimento de concentração e foco
  • Cultivo da calma e do bem-estar
  • Diminuição da ansiedade e do estresse
  • Desenvolvimento de equilíbrio/autorregulação emocional
  • Melhoria no controle de impulsos
  • Desenvolvimento de qualidades inerentes importantes como: gratidão, equanimidade, compaixão e generosidade
  • Cultivo do cuidado de outras pessoas e do ambiente

Investimento

R$550,00 (quinhentos e cinquenta reais), por todo o programa

em até 3 vezes sem juros ou
de 4 a 18 parcelas com taxas de 2,99% ao mês

 

Conscientes das distintas e contrastantes realidades socioeconômicas presentes em nosso país, o desejo da equipe do Programa Ser Presente é favorecer a democratização e a capilarização do acesso às práticas de mindfulness em todo o Brasil, tanto para os educadores quanto, através deles, para as crianças e adolescentes.

Assim, oferecemos bolsas parciais, com 10%, 25% ou 50% de desconto no valor do investimento para educadores que entendam ser necessário acessar esse apoio para viabilizar sua participação no curso. 

Para lançar mão de uma dessas bolsas, simplesmente digite o cupom de desconto “ser.presente.10%” ou “ser.presente.25%” ou “ser.presente.50%” no ato de inscrição. Confiaremos em sua própria avaliação para definir se precisa do apoio e, em caso afirmativo, qual apoio se faz necessário. 

Oferecemos 20% de desconto para inscrições institucionais, a partir de 5 inscrições conjuntas. Para realizar inscrições para um grupo de educadores vinculados a uma mesma instituição, utilize o cupom de desconto “inscrição.institucional”. 

Equipe do Programa Ser Presente

Alex Mourão Terzi é professor do Instituto Federal Sudeste MG – Campus São João del-Rei, tendo obtido os títulos de mestre em Letras (UFSJ), doutor em Linguística e Língua Portuguesa (PUC-MG), pós-doutor em Mindfulness e Estudos da Linguagem (UNIFESP/UFOP) e pós-doutorando em Psicologia, com pesquisa em Mindfulness e Estados Positivos (UFSJ). É instrutor de mindfulness, pesquisador do Mente Aberta – Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde – UNIFESP. Coautor do programa MBHP-Educa (Mindulness-Based Health Promotion for Educators) – UNIFESP. Instrutor voluntário de Educação Contemplativa do Programa Kindfulness: Mindfulness Integral e Harmonia Emocional (Instituto de Ciências Contemplativas para Estudos Avançados da Mente e Promoção da Saúde). Tem voltado suas pesquisas para as relações entre Mindfulness, Estudos da Linguagem e Educação. 

GEORGIA CRISTIAN BORGES é Psicóloga e Pedagoga, com especialização em Psicopedagogia, mestrado em Ciências da Saúde (UNB) e MBA em Gestão Escolar (USP-Esalq), tendo atuado por 6 anos como Coordenadora Pedagógica na Educação Básica em Belo Horizonte. Professora de Educação Inclusiva, Estimulação Precoce e Mediação da Aprendizagem na Graduação e Pós-graduação da Unigranet. Atua no ensino superior desde 2004 e no sistema EAD desde 2008. Ingressou para o BASIs -INEP em 2018 como Docente Avaliadora do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Pratica yoga desde 2008, tendo feito a Formação de professores de Hatha Yoga Integral pelo Centro de Yoga Integral- Jai Vida – MG em 2011. Participou de inúmeros retiros de meditação Vipassana desde 2009. Participou de cursos introdutórios de mindfulness promovidos pelo Espaço Medita/ SP, Numi/BH e Centro de Psicologia Positiva e Mindfulness/PR. Em 2018, realizou a Formação em Terapias Baseadas em Mindfulness – Centro de Psicologia Positiva e Mindfulness- PR. 

ROSANA LUCAS é  mestre em Linguística pela UFMG (1988) e instrutora de mindfulness para crianças e adolescentes pela Mindful Schools (2017). Tem experiência como professora do Ensino Superior (Faculdade de Letras, UFMG) e do Ensino Fundamental (Colégio Mangabeiras). Coordenou a área de Idiomas no Senac MG. Há 18 anos, vem estudando e cultivando a mente segundo ensinamentos buddhistas. Já participou de inúmeros retiros de meditação sob a orientação de monges e professores laicos. 

PAULO FALEIRO é psicoterapeuta clínico, tendo obtido os graus de psicólogo e mestre em psicologia social (psicossociologia clínica do trabalho) pela UFMG. Submeteu-se ao treinamento como instrutor de mindfulness na primeira turma de formação profissionalizante realizada no Brasil com o Prof. Dr. Marcelo Demarzo (UNIFESP/Mente Aberta), através do CESDE, tendo obtido certificação em 2014. Nesse mesmo ano, fundou o NUMI – Núcleo de Mindfulness, onde atua como membro da coordenação geral, participa da elaboração dos programas e ministra aulas no Curso de Formação de Instrutores de Mindfulness, Programa MVC – Mindfulness Para o Viver Consciente, Encontros para a Manutenção e Aprofundamento da Prática de Mindfulness, Programas de Implementação de Mindfulness no Contexto de Educação, além de palestras, oficinas, seminários, workshops, retiros e encontros abertos.

CRISTINA GANDRA é Psicóloga e Mestre em Psicologia Social pela UFMG. Instrutora certificada de Mindfulness aplicada à promoção da saúde, pelo Mente Aberta/UNIFESP. É criadora e instrutora do Programa Despertando Juntas: mindfulness, compaixão e autocompaixão para mulheres do NUMI.  Facilitadora certificada no Programa para o Desenvolvimento da Compaixão Baseado em Mindfulness, pelo Instituto Cultivo/ México. Professora de Consciência Plena com foco na Alimentação, tendo recebido treinamento no Programa de Mindful Eating Conscious Living / ME-CL1, desenvolvido e ministrado por Jan Chozen Bays e Char Wilkins. Instrutora de mindfulness para crianças, adolescentes e contexto escolar, pela Mindful Schools/USA. Praticante de meditação desde 2005, já participou de vários retiros de estudos e práticas meditativas laicas e das escolas budistas tibetana e theravada.

VERA SALVO é Nutricionista, Pós Doutora em Saúde Coletiva UNIFESP, Instrutora de Mindfulness, Mindful Eating e Desenvolvimento da Compaixão no Centro de Promoção de Mindfulness – CPM.

Neste programa, participa apresentando os conhecimentos e conduzindo as atividades relacionadas com a Consciência Alimentar (Mindful Eating) inseridas no contexto educativo.

RAYLLA PEREIRA ANDRADE é Psicóloga e oferece cursos e palestras de Comunicação Não Violenta – CNV por todo o país. 

Neste programa, participa apresentando os conhecimentos e conduzindo as atividades relacionadas com a CNV inseridas no contexto educativo.  

ANGÉLICA MILENA BERNAL é Psicóloga, Mestre em Educação e Desenvolvimento Humano e Professora da Universidad Tecnológica de Pereira UTP – Colômbia.

Neste programa, participa colaborando dentro do eixo mindfulness e educação. 

Webinar Introdutório

No dia 13/02/2020,  realizamos um Webinar Introdutório que apresentou os quatro eixos que sustentam nosso programa. 

  • Mindfulness
  • Mindfulness no Contexto Educativo
  • Alimentação Consciente (mindful eating)
  • Comunicação Não Violenta – CNV

Se você deseja compreender o que é mindfulness e como essa abordagem pode se inserir e contribuir no contexto educativo, assista a gravação. 

Apresentação da iniciativa piloto de intervenção presencial em escolas

O vídeo a seguir apresenta alguns dos pilares do projeto e retrata a intervenção piloto que realizamos, em 2017, em duas escolas localizadas em Belo Horizonte/MG, uma pública e a outra privada. 

Intervenções Presenciais e Contato

Se desejar conversar conosco sobre como levar mindfulness para sua escola ou para a sua família, entre em contato:

Email: gecborges80@gmail.com

Celular: (31) 9 9303-6773

Outras informações sobre mindfulness (consciência plena) e sobre o NUMI podem ser acessadas no nosso site (www.nucleonumi.com.br) ou na página de Facebook (www.facebook.com/nucleonumi) e Instagram (@numi.nucleodemindfulness).

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