Cursos e Eventos
Mindfulness no Contexto Educativo
O estilo de vida contemporâneo exige a gestão contínua de uma multiplicidade de informações, tarefas e papéis. Tal gestão, via de regra, ocorre em um contexto de aceleração, insegurança, pressão e competitividade. O estado mental que emerge nos sujeitos submetidos a essa conjuntura de fatores mostra-se associado à mecanicidade (“piloto automático”), reatividade, irritabilidade, estresse, ansiedade, atenção dispersa, fadiga, humor deprimido e/ou diminuição da qualidade de vida.
No contexto educativo tal característica da contemporaneidade marca significativa presença. Pesquisas apontam altos índices de estresse, burnout e adoecimento entre educadores, bem como manifestações de ansiedade, dificuldades de concentração, irritabilidade e agressividade entre educandos, o que pode gerar impactos negativos nos níveis de aprendizado, autoestima, coesão grupal e sucesso acadêmico.
Em todo o mundo cresce o interesse e a demanda por programas de mindfulness que habilitem os educadores tanto à prática por si mesmos, quanto à sua introdução no ambiente escolar e familiar.
O PROGRAMA SER PRESENTE – Capacitação de Educadores como Facilitadores de Mindfulness, desenvolvido e proposto pelo NUMI e parceiros, oferece treinamento e suporte a educadores adultos (a partir de 18 anos) que já atuam profissionalmente no contexto institucional (faculdades, escolas, creches, abrigos, ONGs etc.), bem como àqueles que exercem o papel educativo no contexto familiar (pais, avós, tios, padrinhos e amigos).
O objetivo do programa é, assim, oferecer capacitação prática e conceitual voltada à incorporação de mindfulness por parte de educadores, bem como para a sua introdução em atividades por eles já exercidas nesses dois contextos: o institucional (educação consciente) e o familiar (parentalidade consciente).
Caracterização e Escopo do Curso
Partimos do pressuposto de que os interessados nessa capacitação já possuam experiência e dominem competências e habilidades relacionadas à atividade educativa em seus respectivos contextos de atuação. Fica explícito, assim, que este curso não pretende formar educadores. Seu objetivo é capacitá-los a introduzir e incorporar em sua vivência pessoal e em suas atividades educativas já desenvolvidas, conhecimentos e práticas baseadas em mindfulness.
Este curso de Capacitação de Educadores como Facilitadores de Mindfulness se diferencia, em muitos aspectos, de um curso de Formação Profissional de Instrutores de Mindfulness. É muito importante que aqueles que desejem se submeter a essa capacitação compreendam com clareza essas diferenças e assumam formalmente um compromisso de, após sua conclusão, atuar dentro dos limites estabelecidos no escopo deste curso.
Uma importante diferenciação é a abrangência da atuação de cada um desses atores (facilitadores e instrutores) após a certificação. Conforme acima indicado, esta capacitação visa habilitar educadores a introduzir e incorporar conceitos e práticas de mindfulness dentro dos limites das atividades que já exercem e junto ao público com o qual já estão familiarizados a atuar. Já uma Formação Profissional de Instrutores de Mindfulness treina competências e habilidades que conferem a um profissional certificado a capacidade de acolher pessoas oriundas de diferentes contextos, dentre eles, por exemplo, o contexto da saúde, e oferecer-lhes um protocolo padrão de intervenções baseadas em mindfulness (IBMs). Esse tipo de treinamento (formação profissional) obedece a critérios internacionais de boas práticas, que são mais exigentes e rigorosos do que aqueles definidos para uma capacitação de facilitadores. Algumas dessas exigências, a título de exemplificação, são a carga horária e os conteúdos exigidos, a necessidade de condução de intervenções supervisionadas e o envolvimento periódico em contextos de prática intensiva em um ambiente residencial (retiros). Esta capacitação, portanto, não habilita o/a facilitador/a certificado/a a oferecer intervenções baseadas em Mindfulness fora do contexto educativo em que já atua.
Esta capacitação não credencia o/a educador/a a cobrar honorários pela atuação como facilitador de atividades de mindfulness.
Essa é outra característica estruturante desse curso. Como o programa não forma instrutores, ele não habilita o/a facilitador/a a atuar exclusivamente com a oferta de atividades baseadas em Mindfulness fora do contexto educativo em que já atua e nem a cobrar especificamente por essas atividades de facilitação. Entretanto, caso a educadora ou educador possua vínculo empregatício com alguma instituição, após receber sua certificação, ela/e poderá introduzir atividades baseadas em Mindfulness em sua atuação educativa e, naturalmente, seguir recebendo seus honorários pelos serviços prestados.
No caso de mães/pais, tias/tios, avós/avôs, primas/primos etc., o programa os habilitará a facilitar atividades baseadas em Mindfulness junto a seus filhos, netos, sobrinhos etc., com os quais já exercem atividades educativas. Após a capacitação, entretanto, o/a facilitador/a não estará habilitado/a a oferecer essas atividades a grupos de filhos de amigos, vizinhos e coleguinhas da escola dos seus filhos, ainda que voluntariamente. Encorajamos aqueles/as que tomarem gosto por facilitar atividades baseadas em Mindfulness para o público com o qual já atua e desejarem expandir a oferta desse tipo de serviço para outras pessoas e/ou contextos, que se inscrevam em um curso de Formação Profissional de Instrutores de Mindfulness.
Para se ter acesso aos conteúdos da capacitação, é exigido da/o participante a assinatura de um Termo de Responsabilidade e Compromisso onde ela/e se compromete a atuar dentro dos limites acima explicitados.
Estrutura, Carga Horária e Duração
A capacitação é 100% online (à distância) e assíncrona, podendo os materiais serem acessados nos momentos oportunos definidos por cada educador/a e disponibilizados através da Plataforma de Ensino à Distância (EaD) do NUMI.
É estruturada em três fases e tem carga horária total de 68 horas, distribuídas em 4 meses (18 semanas).
Ao longo do percurso, são realizados webinars síncronos (ao vivo) com a equipe de professores do programa, cuja participação é opcional.
TURMA 2º SEMESTRE DE 2023
Início: 07/08/2023
Se você não conseguir iniciar sua participação no dia 07/08, está tudo bem. Inscreva-se e inicie o contato com os materiais no momento mais oportuno para você. Sendo o curso assíncrono, você pode se organizar para acessar os conteúdos da forma como isso melhor se encaixar em sua rotina.
O acesso aos materiais do curso ficará disponível na Plataforma EaD do NUMI para você pelo período de 12 meses a contar da data de sua inscrição.
FASE 1 – Introdução e incorporação dos quatro pilares que estruturam o programa
* Mindfulness
* Mindfulness no Contexto Educativo
* Consciência Alimentar Baseada em Mindfulness (Mindful Eating)
* Comunicação Não Violenta – CNV
Duração: 10 semanas
Carga horária: 40 horas
FASE 2 – Apresentação e discussão de alternativas e estratégias para a facilitação dos conteúdos assimilados junto a educandos
Duração: 5 semanas
Carga horária: 20 horas
FASE 3 – Troca de experiências em relação às iniciativas de facilitação de mindfulness junto a educandos através de fórum de discussão entre educadoras/es, mães, pais ou familiares responsáveis e a equipe do programa
Duração: 3 semanas
Carga horária: 8 horas
* Este fórum permanecerá disponível após a conclusão da capacitação
RECURSOS DIDÁTICOS
- Vídeo-aulas
- Textos
- Áudios de condução de práticas
- Fóruns de discussão
- Bibliografia sugerida
BENEFÍCIOS BASEADOS EM EVIDÊNCIAS
Levando em consideração o que as pesquisas científicas têm apontado, podemos dizer que os principais benefícios das Intervenções Baseadas em Mindfulness verificados no contexto educativo são:
- Desenvolvimento de concentração e foco
- Cultivo da calma e do bem-estar
- Diminuição da ansiedade e do estresse
- Desenvolvimento de equilíbrio/autorregulação emocional
- Melhoria no controle de impulsos
- Desenvolvimento de qualidades inerentes importantes como: gratidão, equanimidade, compaixão e generosidade
- Cultivo do cuidado de outras pessoas e do ambiente
Investimento
R$550,00 (quinhentos e cinquenta reais), por todo o programa
em até 3 vezes sem juros ou
de 4 a 18 parcelas com taxas de 2,99% ao mês
Conscientes das distintas e contrastantes realidades socioeconômicas presentes em nosso país, o desejo da equipe do Programa Ser Presente é favorecer a democratização e a capilarização do acesso às práticas de mindfulness em todo o Brasil, tanto para os educadores quanto, através deles, para as crianças e adolescentes.
Assim, oferecemos bolsas parciais, com 10%, 25% ou 50% de desconto no valor do investimento para educadores que entendam ser necessário acessar esse apoio para viabilizar sua participação no curso.
Para lançar mão de uma dessas bolsas, simplesmente digite o cupom de desconto “ser.presente.10%” ou “ser.presente.25%” ou “ser.presente.50%” no ato de inscrição. Confiaremos em sua própria avaliação para definir se precisa do apoio e, em caso afirmativo, qual apoio se faz necessário.
Oferecemos 20% de desconto para inscrições institucionais, a partir de 5 inscrições conjuntas. Para realizar inscrições para um grupo de educadores vinculados a uma mesma instituição, utilize o cupom de desconto “inscrição.institucional”.
Equipe do Programa Ser Presente
Alex Mourão Terzi é professor do Instituto Federal Sudeste MG – Campus São João del-Rei, tendo obtido os títulos de mestre em Letras (UFSJ), doutor em Linguística e Língua Portuguesa (PUC-MG), pós-doutor em Mindfulness e Estudos da Linguagem (UNIFESP/UFOP) e pós-doutorando em Psicologia, com pesquisa em Mindfulness e Estados Positivos (UFSJ). É instrutor de mindfulness, pesquisador do Mente Aberta – Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde – UNIFESP. Coautor do programa MBHP-Educa (Mindulness-Based Health Promotion for Educators) – UNIFESP. Instrutor voluntário de Educação Contemplativa do Programa Kindfulness: Mindfulness Integral e Harmonia Emocional (Instituto de Ciências Contemplativas para Estudos Avançados da Mente e Promoção da Saúde). Tem voltado suas pesquisas para as relações entre Mindfulness, Estudos da Linguagem e Educação.
GEORGIA CRISTIAN BORGES é Psicóloga e Pedagoga, com especialização em Psicopedagogia, mestrado em Ciências da Saúde (UNB) e MBA em Gestão Escolar (USP-Esalq), tendo atuado por 6 anos como Coordenadora Pedagógica na Educação Básica em Belo Horizonte. Professora de Educação Inclusiva, Estimulação Precoce e Mediação da Aprendizagem na Graduação e Pós-graduação da Unigranet. Atua no ensino superior desde 2004 e no sistema EAD desde 2008. Ingressou para o BASIs -INEP em 2018 como Docente Avaliadora do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Pratica yoga desde 2008, tendo feito a Formação de professores de Hatha Yoga Integral pelo Centro de Yoga Integral- Jai Vida – MG em 2011. Participou de inúmeros retiros de meditação Vipassana desde 2009. Participou de cursos introdutórios de mindfulness promovidos pelo Espaço Medita/ SP, Numi/BH e Centro de Psicologia Positiva e Mindfulness/PR. Em 2018, realizou a Formação em Terapias Baseadas em Mindfulness – Centro de Psicologia Positiva e Mindfulness- PR.
ROSANA LUCAS é mestre em Linguística pela UFMG (1988) e instrutora de mindfulness para crianças e adolescentes pela Mindful Schools (2017). Tem experiência como professora do Ensino Superior (Faculdade de Letras, UFMG) e do Ensino Fundamental (Colégio Mangabeiras). Coordenou a área de Idiomas no Senac MG. Há 18 anos, vem estudando e cultivando a mente segundo ensinamentos buddhistas. Já participou de inúmeros retiros de meditação sob a orientação de monges e professores laicos.
PAULO FALEIRO é psicoterapeuta clínico, tendo obtido os graus de psicólogo e mestre em psicologia social (psicossociologia clínica do trabalho) pela UFMG. Submeteu-se ao treinamento como instrutor de mindfulness na primeira turma de formação profissionalizante realizada no Brasil com o Prof. Dr. Marcelo Demarzo (UNIFESP/Mente Aberta), através do CESDE, tendo obtido certificação em 2014. Nesse mesmo ano, fundou o NUMI – Núcleo de Mindfulness, onde atua como membro da coordenação geral, participa da elaboração dos programas e ministra aulas no Curso de Formação de Instrutores de Mindfulness, Programa MVC – Mindfulness Para o Viver Consciente, Encontros para a Manutenção e Aprofundamento da Prática de Mindfulness, Programas de Implementação de Mindfulness no Contexto de Educação, além de palestras, oficinas, seminários, workshops, retiros e encontros abertos.
CRISTINA GANDRA é Psicóloga e Mestre em Psicologia Social pela UFMG. Instrutora certificada de Mindfulness aplicada à promoção da saúde, pelo Mente Aberta/UNIFESP. É criadora e instrutora do Programa Despertando Juntas: mindfulness, compaixão e autocompaixão para mulheres do NUMI. Facilitadora certificada no Programa para o Desenvolvimento da Compaixão Baseado em Mindfulness, pelo Instituto Cultivo/ México. Professora de Consciência Plena com foco na Alimentação, tendo recebido treinamento no Programa de Mindful Eating Conscious Living / ME-CL1, desenvolvido e ministrado por Jan Chozen Bays e Char Wilkins. Instrutora de mindfulness para crianças, adolescentes e contexto escolar, pela Mindful Schools/USA. Praticante de meditação desde 2005, já participou de vários retiros de estudos e práticas meditativas laicas e das escolas budistas tibetana e theravada.
VERA SALVO é Nutricionista, Pós Doutora em Saúde Coletiva UNIFESP, Instrutora de Mindfulness, Mindful Eating e Desenvolvimento da Compaixão no Centro de Promoção de Mindfulness – CPM.
Neste programa, participa apresentando os conhecimentos e conduzindo as atividades relacionadas com a Consciência Alimentar (Mindful Eating) inseridas no contexto educativo.
RAYLLA PEREIRA ANDRADE é Psicóloga e oferece cursos e palestras de Comunicação Não Violenta – CNV por todo o país.
Neste programa, participa apresentando os conhecimentos e conduzindo as atividades relacionadas com a CNV inseridas no contexto educativo.
ANGÉLICA MILENA BERNAL é Psicóloga, Mestre em Educação e Desenvolvimento Humano e Professora da Universidad Tecnológica de Pereira UTP – Colômbia.
Neste programa, participa colaborando dentro do eixo mindfulness e educação.
Webinar Introdutório
No dia 13/02/2020, realizamos um Webinar Introdutório que apresentou os quatro eixos que sustentam nosso programa.
- Mindfulness
- Mindfulness no Contexto Educativo
- Alimentação Consciente (mindful eating)
- Comunicação Não Violenta – CNV
Se você deseja compreender o que é mindfulness e como essa abordagem pode se inserir e contribuir no contexto educativo, assista a gravação.
Apresentação da iniciativa piloto de intervenção presencial em escolas
O vídeo a seguir apresenta alguns dos pilares do projeto e retrata a intervenção piloto que realizamos, em 2017, em duas escolas localizadas em Belo Horizonte/MG, uma pública e a outra privada.
Intervenções Presenciais e Contato
Se desejar conversar conosco sobre como levar mindfulness para sua escola ou para a sua família, entre em contato:
Email: gecborges80@gmail.com
Celular: (31) 9 9303-6773
Outras informações sobre mindfulness (consciência plena) e sobre o NUMI podem ser acessadas no nosso site (www.nucleonumi.com.br) ou na página de Facebook (www.facebook.com/nucleonumi) e Instagram (@numi.nucleodemindfulness).