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Quem Somos
O NUMI – Núcleo de Mindfulness é o primeiro centro sediado em Belo Horizonte/MG dedicado exclusivamente ao estudo, ao ensino, à prática e à divulgação de mindfulness (consciência plena).
Fundado em 2014, o NUMI se dedica a favorecer ao público interessado o contato e o aprofundamento da prática laica de mindfulness em seus distintos contextos de aplicação: promoção de saúde (idosos, adultos, adolescentes e crianças), educação, trabalho e organizações.
Ancoramo-nos nas recomendações internacionais de boas práticas em mindfulness, nas evidências científicas e nas tradições multiculturais e transdisciplinares relacionadas à temática.
No que Acreditamos
Nosso princípio norteador é a perspectiva de que o estado de consciência alcançado através das práticas de mindfulness e as disposições e atitudes por ele sustentadas podem promover a saúde pessoal (física, emocional e cognitiva) e coletiva (relacional, social, organizacional).
Além da programação dos nossos cursos e eventos, compartilhamos aqui textos, artigos, vídeos, áudios e dicas que podem interessar a quem busca conhecer e/ou se aprofundar no universo de mindfulness.
Bom passeio!
Nossos Cursos
Fundado em dezembro de 2014, o NUMI se dedica a favorecer ao público interessado o contato e o aprofundamento da prática laica de mindfulness em seus distintos contextos de aplicação: promoção de saúde (idosos, adultos, adolescentes e crianças), educação, trabalho e organizações.
Mindful Eating
Faça as pazes com a alimentação. Desenvolva uma forma de ser, estar e se alimentar mais presente, amorosa e saudável.
Despertando Juntas
Programa de mindfulness e autocuidado para mulheres. Um convite para transformar a si mesma e o mundo no qual vivemos.
Mindfulness para o Viver Consciente - MVC
Aprenda a desligar o piloto automático, diminuir a reatividade e ter maior presença, atenção e foco.
Formação Profissional de Instrutores de Minfulness
Um espaço pedagógico de trocas que favorece o aprendizado teórico, prático e docente de Mindfulness.
Grupo de Estudos (Ler, Refletir e Praticar)
Encontros em grupo focados na leitura, comentários e conversas em torno do entendimento e prática de mindfulness.
Mindfulness para o Manejo e Prevenção da Depressão
Aprenda a estar atento(a) às mudanças sutis no humor e lidar com a partir de uma nova perspectiva.
Programa Ser Presente
Capacitação de Educadores como Facilitadores de Mindfulness. Um programa para educadores que querem aplicar mindfulness no seu trabalho.
Mindfulness para Crianças
Uma abordagem para que os jovens possam construir juntos novos padrões de conectividade, consigo, com o ambiente e com os outros.
Neurociência e Meditação na obtenção do bem-estar.
Veja como a meditação de atenção plena impacta o funcionamento do cérebro, alterando as emoções, a atenção, os pensamentos e a motivação no dia a dia.
Mindfulness: um convite à presença atenta, ao habitar o corpo, à percepção e manejo de estados mentais, à conduta consciente, ética e engajada socialmente, na direção da paz e do bem comum.
Nossos Professores
Nosso princípio norteador é a perspectiva de que o estado de consciência alcançado através das práticas de mindfulness e as disposições e atitudes por ele sustentadas podem promover a saúde pessoal (física, emocional e cognitiva) e coletiva (relacional, social, organizacional).
Paulo Faleiro
Psicoterapeuta clínico, tendo obtido os graus de psicólogo e mestre em psicologia social pela UFMG.
Ricardo Sasaki
Ricardo Sasaki é psicólogo (USP) e tem ensinado filosofia e meditação no Brasil e na Europa.
Kelma Medrado
Formou-se em psicologia pela UFMG em 2003 e, em 2009, tornou-se especialista em Gestalt terapia pelo Instituto Carioca de Gestalt terapia.
Geórgia Borges
Psicóloga e Pedagoga, com especialização em Psicopedagogia. Em 2018, realizou a Formação em Terapias Baseadas em Mindfulness – Centro de Psicologia Positiva e Mindfulness- PR.
Cristina Gandra
Psicoterapeuta clínica, tendo obtido os graus de psicólogo e mestre em psicologia social pela UFMG.
Ramon M. Cosenza
Médico, Doutor em Ciências e autor de vários livros no campo das neurociências.
Rosana Lucas
Mestre em Linguística pela UFMG e instrutora de mindfulness para crianças e adolescentes pela Mindful Schools (2017).
Alex Terzi
Doutor em Linguística e Língua Portuguesa (PUC-MG) e pós-doutor em Mindfulness e Estudos da Linguagem (UNIFESP/UFOP). É instrutor de mindfulness e pesquisador do Mente Aberta.