A mente como campo de cultivo

a mente como campo de cultivo

Meditação é a tradução brasileira e ocidental de uma palavra que em sânscrito e em pāli é bhāvanā. Ela significa desenvolver ou cultivar. Ela tem a ver com o processo de construir, criar, cultivar, nutrir algo.

Nesse sentido, esses quatro modos de ver a vida são quatro modos de você cultivar um certo tipo de relacionamento com o mundo. E hoje a gente vai ver também o que seria o mundo. Bhāvanā é algo muito mais amplo que aquilo que as pessoas atualmente chamam de meditação.

Bhāvanā, enquanto cultivo, nos remete ao simbolismo da agricultura. Para você cultivar algo é preciso que tenha primeiramente um terreno. O terreno é aquilo que é dado, que existe para ser trabalhado. Alguns terrenos são mais pedregosos, alguns são mais férteis, outros mais secos, outros mais úmidos. Há vários tipos de terrenos, mas seja como ele for é isso o que você tem, e é isso o que você começa a cultivar. Várias coisas que vemos como imperfeições do terreno teremos que aprender a lidar de alguma forma. Se o terreno é muito ácido, você vai ter que colocar alguma coisa alcalina para contrabalançar. Se o terreno tem muitos galhos e pedras, você vai ter que fazer uma limpeza para tirar aquilo. Se o terreno está muito coberto, você tem que cortar as árvores, cortar a vegetação para que o sol possa entrar. Se o terreno está alagado, você vai ter que colocar mais terra e areia, e elevar o solo para que ele não fique alagado, a não ser que você esteja plantando arroz, aí um terreno alagado é bom. Dependendo do que você queira plantar, você vai ter que lidar de uma maneira diferente. E aí temos que considerar a semente, o que implica em saber o que você quer plantar. Por fim temos o cuidado. Um cuidado que é pessoal, mas que também conta com outros fatores. Você precisa de sol, você precisa de água, de irrigação, você precisa de uma série de condições. Então você tem um terreno, e você tem uma identificação do problema do terreno. Em função daquilo que você tem e daquilo que você espera cultivar, então você faz uma limpeza daquilo que é necessário. Você vai ter o plantar em si e aí o cuidar.

Esse processo é universal. Ele se aplica não só às plantinhas de nosso jardim. Em nosso caso, o terreno principal é a mente. Temos o que você planta nesta mente e como que esta mente está agora, e o que você faz com ela. O que você planta nela, o que é necessário para limpá-la e aí, então, como que você a cultiva. E quais são os elementos necessários para que aquilo que foi plantado venha a crescer. Isso tudo é meditação. Meditação não é apenas praticar um técnica. Meditação é todo o conhecimento e aplicação envolvido no processo inteiro.

* Ricardo Sasaki é psicólogo clínico e um dos professores do NUMI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *