Muito se fala sobre Mindfulness, mas para que a prática seja devidamente compreendida, é preciso dissociá-la de ideias equivocadas que podem confundir aqueles que querem buscar os benefícios da Atenção Plena.
Mindfulness não significa esvaziar a mente. Ainda que a prática leve a uma desaceleração do ritmo e da quantidade de eventos mentais, o objetivo é desenvolver um estado mental alerta e aberto para esses eventos. Mindfulness também não objetiva eliminar as emoções difíceis, mas sim reconhecê-las e diminuir as reações a elas, compreendendo que elas continuarão a aparecer. Outra ideia errada sobre Mindfulness é de que ele ajudará o praticante a se livrar de suas dores. Na verdade, a sua prática vai mudar a relação do indivíduo com as suas dores, o que pode aumentar sua qualidade de vida. Mindfulness também não busca o escape dos problemas da vida, mas sim a criação de uma nova perspectiva que criará uma nova postura que permitirá o contato aberto, direto e vigilante com os problemas que vierem a aparecer. A prática do Mindfulness também não é uma garantia de felicidade permanente. O que a Atenção Plena promove é um maior equilíbrio diante dos acontecimentos da vida sem descolamento da realidade, favorecendo a sensação de paz e contentamento.
Mindfulness ou Atenção Plena é uma prática que promove a qualidade de vida a partir da criação de um foco de atenção para a diminuição do estresse, ansiedade, impulsividade e transtornos de humor. Para conhecer a prática e sentir os seus benefícios, participe do Curso de Introdução em Mindfulness oferecido pelo NUMI.
Para saber mais sobre o curso e se inscrever, acesse: https://nucleonumi.com.br/cursos-e-eventos/ Mais informações pelo e-mail atendimento@nucleonumi.com.br ou por WhatsApp: 31 9 8708 0083.
Olá
Muito bom esse artigo. Acho extremamente pertinente ressaltar as evidências da prática de mindfulness, tendo em vista o último artigp dizendo de certa forma que mindfulness não funciona tão bem assim.
Inclusive o Tiago Tattoon fez um vídeo sobre.
Enfim, a impressão que fica de toda essa repercussão é se mindfulness realmente funciona.