por Cristina Gandra
Como assim, Cris?! Calma… já me explico…
Eu sei… tem mancha de óleo nas praias do nordeste, os países latinos estão explodindo com o neoliberalismo, nosso governo é um desgoverno… e você possivelmente está lidando com alguma questão de saúde na família…. A vida nos exige muito mesmo… tem até momentos que achamos que não vamos suportar.
Mas deixa eu te fazer uma pergunta: imagine como é tomar um copo de água com uma colher cheia de sal… ruim, não é? Talvez intragável… Agora jogue uma colher de sal num lago e experimente tomar um pouco de água… como te desce?! Menos penoso? Mais fresco?! Pois é… sem querer diminuir a dor do momento presente, pois estamos mesmo num momento bem delicado, uma forma de trazer saúde mental para a situação é ampliar a consciência sobre as experiências. .
Quando estamos sofrendo, a tendência da mente é se fechar nos pontos específicos de sofrimento. Dependendo de como você está, sua mente só pode ver isso, ruminando as experiências desagradáveis dia e noite. Você não enxerga saída, muitas vezes, e a experiência de sofrimento tende a ser cada vez mais intensa. É a colher de sal no copo de água.
Mas se ampliamos o nosso olhar, abarcando as coisas boas, belas e saudáveis que ainda existem em nossas vidas, pode ser que consigamos perceber que neste momento há sofrimento, mas não há somente isso… temos amigos, pessoas queridas que cuidam de nós, temos acesso a água potável, comida, roupas; o sol brilha, a chuva cai; temos acesso a internet, transporte, mídias sociais, informação… E nada disso é garantido… Pode ser que amanhã não esteja mais disponível para nós cada um desses elementos. Mas hoje estão presentes.
Aprender a ver a vida com o olhar mais amplo nos ajuda a ampliar o nosso recipiente. É o sal no lago.
Espero que você possa ampliar o olhar e notar todas as coisas maravilhosas que estão disponíveis para você agora mesmo. E se sentir grato por elas pode aprofundar as experiências saudáveis do presente, ajudando você a equilibrar melhor o seu olhar… .
Um grande abraço ❤
Cristina Gandra é uma das instrutoras de mindfulness do Numi